1ª SEMANA DA ENFERMAGEM DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ANTONINA – 12 a 20 de Maio de 2017

NESSA ÚLTIMA SEXTA, foi comemorado início da Semana da Enfermagem nas dependências do Hospital Municipal Silvio Bittencourt Linhares, com a presença do Padre Luciano Enes e da Pastora Terezinha Meirelles da Primeira Igreja Batista de Antonina, que  deram as suas bençãos para o evento e para a Categoria.

Na oportunidade, o Prefeito José Paulo falou da importância do Enfermeiro no contexto da Saúde Pública, enaltecendo as virtudes deste profissional e da sua importância como agente de fomento na qualidade de vida do Cidadão.

A  Semana Nacional da Enfermagem,  serão dias de homenagens ao profissional do Cuidar, aquele que acompanha e observa o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde e na educação e na prevenção de doenças. Atualmente, há mais de 1,6 milhões desses profissionais no país.

A data marca o Dia Mundial do Enfermeiro, em referência ao nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra – Florence Nightingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente.

A semana de comemorações nacionais se encerra em 20 de maio – Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – quando morreu a enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.

Hoje, para exercer a profissão é necessário frequentar a cursos de nível técnico ou superior e registrar-se no Conselho de Enfermagem do Estado. Por esses motivos, a profissão é ciência, é técnica e em função da atuação dos conselhos, exige-se que seja desempenhada com ética. Estudiosos entendem a Enfermagem, ainda, como arte, porque só com a sensibilidade da arte é possível perceber o outro, cuidar do outro, ouvir, acalentar, acompanhar.

A classe é dividida em categorias conforme o nível de complexidade das atividades: atendentes e parteiras (nível elementar), auxiliares de enfermagem (nível médio), técnico de enfermagem (nível técnico) e enfermeiro (nível superior).

A enfermagem é a responsável pelo bem-estar do paciente nas 24 horas do dia, através do acompanhamento do quadro clínico, execução dos tratamentos prescritos (alimentação, higienização, administração de medicamentos) e ainda oferecendo orientação sobre prevenção de doenças e manutenção da saúde e conforto à família.

(Fotos e edição: Iran S. Macagnani)

 

DSC07183

DSC07189

DSC07194

DSC07202

DSC07204

DSC07205

DSC07218

DSC07215

DSC07212

DSC07220

DSC07222

DSC07223

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *