O prefeito José Paulo Azim, acompanhado da vice Dra. Valéria Fernandes de Oliveira, tomou posse na manhã, de quinta-feira, dia 16 de março, como presidente da Junta Militar de Antonina. A cerimônia cívico-militar aconteceu no Gabinete da Prefeitura, e foi presidida pelo chefe da 15ª Circunscrição de Serviço Militar, Tenente João Pedro Marques Lemos.  Também participaram: Jair Antônio Oliveira, Auxiliar de Delegado-PRM Curitiba, Luciano Rodrigues de Barros, 2º Sargento Auxiliar do PRM-Curitiba e Álvaro Luis Ceschin – Cabo – Auxiliar do PRM – Curitiba.

É obrigação do Município de instalar e manter a Junta de Serviço Militar (JSM):  provem da Lei do Serviço Militar de 1964 ao princípio da autonomia municipal.  A Lei do Serviço Militar determina que os Municípios instalem,  mobilizem e mantenham as Juntas de Serviço Militar (JSM), com materiais e servidores municipais.

A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino de 18 anos. Também presta todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar como, por exemplo, segunda via do certificado de que o cidadão está em dia com o serviço militar.

O alistamento militar já começou e segue até o dia 30 de junho. Devem se alistar jovens nascidos em 1999. Quem perdeu o alistamento no ano passado, também pode se alistar. O jovem que não fizer, está cometendo um crime, não estará em dia com o serviço militar. Ele não consegue tirar passaporte, prestar concurso, ou fazer matrícula na faculdade, por exemplo. São várias implicações para o jovem que deixa de cumprir suas obrigações militares.

 

DSC07105DSC07108

DSC07127DSC07112DSC07120DSC07114DSC07116DSC07101DSC07123

Nesta semana, Antonina deu um importante passo para conquistar a tão sonhada expansão da rodovia PR-340.

O prefeito Zé Paulo, junto com o prefeito de Morretes Osmair Coelho (Marajá)  estiveram em Porto Alegre (RS) na luta por uma solução para transformar essa rodovia em realidade. Em audiência no Tribunal Regional Federal, discutiram com desembargadores a importância dessa via para o desenvolvimento da cidade e retirar os caminhões das áreas históricas.

Ainda é o começo dessa caminhada, mas é um passo importante para tirar esse projeto do papel e fazer a PR-340 acontecer.

Prefeito Ze Paulo em POA 02 Prefeito Ze Paulo em POA 01