Aconteceu nessa última quarta-feira, dia 22, reunião com o Conselho Municipal de Turismo na sala de palestras da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, na rua Heitor Gomes da Costa.

O encontro foi bem prestigiado, com a presença massiva de empresários do setor hoteleiro, do gastronômico, comerciantes, lideranças da cidade, funcionários públicos, além do Prefeito José Paulo Azim que, acompanhado de sua esposa Ingrid,  enfatizou o universo de benefícios que o Turismo e Cultura possa trazer à Antonina.

Sob a coordenação do Turismólogo* Marcos da Cruz Alves, do IAMUQUE (Instituto A Mudança Que Queremos), este apresentou um  resumo do que pode ser aplicado em organização, técnica e aperfeiçoamento do turismo em nossa cidade.

– Com levantamento de informações que já foram feitas, e com ações simples e de baixo custo, poderemos  oferecer melhores condições de serviços que tragam mais turistas para cá.” –  disse Marcos Alves.   E acrescenta: “ – O aumento da demanda turística terá impacto na comunidade, visto que irá gerar fonte de renda, além de muitos e novos empreendimentos na cidade.

Conforme Alves, as propostas apresentadas – e com o envolvimento da gestão publica e privada –  mudarão o conceito de turismo na cidade no prazo mínimo de 03 anos, e para plena conclusão e realização em até 09 anos.   Dentre dos vários aspectos turísticos, como os já existente – como o Carnaval e outros – acrescenta-se o Ecoturismo, o Turismo de Aventura e o de Observação, devido ao grande e inesgotável potencial de nossa região.

” – É crer, apoiar e arregaçar as mangas para o trabalho, que beneficiará a todos!” – finaliza Alves.

______________________________________________________________________________________________

*Turismólogo : é o profissional que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade. A profissão foi reconhecida no Brasil por meio da lei 12.591, publicada no Diário Oficial da União de 19 de janeiro de 2012.

Veja mais sobre a profissão de Turismólogo consultando o  link:   https://pt.wikipedia.org/wiki/Turism%C3%B3logo  

(Fotos e edição: Iran S. Macagnani)

NOTA OFICIAL
Em relação aos fatos na data de 20/11/17, decorridos em razão de operação do GAECO na cidade de Antonina, a Prefeitura ainda não obteve acesso aos autos de investigação. Também Informamos que o Secretário de Obras e o funcionário envolvidos na investigação, já se encontravam afastados de suas respectivas funções e procedimentos internos já estão sendo adotados enquanto se aguarda os desdobramentos dos fatos.
A Prefeitura Municipal de Antonina deixa clara a sua intenção em colaborar com o Ministério Público nas investigações e estar à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos necessários.

 

Nem a chuva espantou o brilho de um dos eventos mais esperados do Campeonato Brasileiro de Rally, que definiu neste fim de semana os campeões de 2017 nas categorias RC5 e RC4.

Marcado para os dias 17, 18 e 19 de novembro, o retorno do Rally da Graciosa reuniu as cidades Antonina, Morretes e Quatro Barras, no Paraná, valendo como última etapa dos campeonatos Brasileiro e Paranaense de Rally de Velocidade.

Mas o trabalho dos competidores começou na quinta-feira (16) com o reconhecimento. Foram dois dias levantando os trechos por onde passaria a prova com média de 35°C de temperatura no Parque de Apoio, que ficou sediado em Morretes.

Na sexta-feira a tarde (17), pilotos e navegadores partiram para a primeira especial, na lendária Serra da Graciosa, que este ano, comemorava 50 anos da primeira prova de Subida da Montanha. Depois de uma pancada de chuva, a primeira passada na SS Graciosa foi de dia, então o público presente pode ver as máquinas acelerando forte nas curvas sinuosas da estrada histórica. A segunda subida, marca para a noite, teve que ser cancelada. “Não tínhamos 20 metros de visibilidade a partir do quilometro 9, de tanta neblina”, conta o organizador Leonardo Zettel. Dessa forma os carros subiram em deslocamento para disputar a SS Quatro Barras, onde a prefeitura de cidade no topo da serra preparou uma área para o público assistir à duas passagens noturnas. Entre os 25 carros que largaram para a prova, apenas 21 concluíram o primeiro dia. A neblina era tão densa, que 2 deles ficaram pelo caminho no deslocamento.

No sábado (18), o clima não ajudou, colocando água na disputa das 9 especiais já conhecida dos anos anteriores na cidade de Morretes. Mesmo assim o público marcou presença e as duplas aceleraram o máximo em busca da vitória na prova.

Domingo (19) foi dia de novas especiais. Um novo trecho percorrido nos dois sentidos começou o dia na cidade de Antonina que também promoveu um Street Stage no centro da cidade. Ao final do evento, a premiação foi realizada em frente ao Mercado Municipal com presença do público local e autoridades.

Ao final de três dias de competição, Paulo Nobre / Gabriel Morales, mesmo sofrendo um acidente na última especial com seu Mitsubishi Lancer EVO, ficou com a vitória.

Classificação
Categoria RC2
1. Paulo Nobre / Gabriel Morales – Lancer EVO X
2. Maurício Neves / Leandro Ferrarini – Peugeot XRC
3. Claudio Rossi / Eduardo Tonial – Lancer EVO X

Categoria RC4
1. Felipe Mueller / Cesar Ranthum – Peugeot 207
2. Fabricio Bianchini / José dos Santos – Peugeot 207
3. Tino Viana / Felipe Costa

Categoria RC5
1. Michel Mueller / Luis Felipe Eckel – Peugeot 207
2. Edu Paula / Bruno Scarpelli – VW Gol
3. Luiz Afonso Poli / Damon Alencar – Peugeot 206

Categoria RCC
1. João Vitor Dorigon / Wager Ponter – GM Kadett
2. Rafael Pombo / Eduardo Pombo – Peugeot 205
3. João Henrique Dorigon / Conrado Saltini – GM Kadett

Com este resultado, entre os pilotos, Michel Mueller conquista o título de Campeão Brasileiro na categoria RC5, deixando Edu Paula com o vice-campeonato. Entre os navegadores, o paulista Bruno Scarpelli fica com o título de campeão e Luis Felipe Eckel com o de vice.

Na categoria RC4, as duplas andaram juntas o ano todo, conquistando assim, o título em conjunto. Felipe Mueller / Cesar Ranthum ficam com o título do campeonato e Toninho Genoin / Maicol Souza com o vice-campeonato.

E na principal categoria do campeonato, Ricardo Malucelli / Giovani Bordin já tinham conquistado o título antecipado, então não compareceram na última etapa. O vice-campeonato ficou com Claudio Rossi / Eduardo Tonial.

O Rally da Graciosa 2017 é organizado pelo RPMC – Rallye & Pista Motor Clube com apoio da Prefeitura Municipal de Antonina, Prefeitura Municipal de Morretes e Prefeitura Municipal de Quatro Barras, com supervisão da FPRA – Federação Paranaense de Automobilismo e CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, patrocínio de Apetrechos.com.br, Militec-1, WZ Comm e Total Storage Boulevard.

Fortes ventos e chuva de granizo atingiram os bairros da Ponta da Pita, Praia dos Polacos, Itapema e a região do Cedro, em Antonina, no dia de ontem, 16.11. O Prefeito Zé Paulo esteve no local se solidarizou com a comunidade e determinou  que todos os esforços fossem empreendidos para dar total apoio as famílias atingidas.

Mais de 220 casas foram danificadas na região da Ponta da Pita e entorno, com árvores sendo arrancadas em função das fortes rajadas de vento.

A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram  imediatamente acionados  para minimizar os transtornos causados pela tempestade que assolou a cidade. A DC  está fazendo o cadastramento das residências afetadas com distribuição de  lonas para cobertura emergencial dos telhados danificados. A operação se estendeu até o início da madrugada de hoje, dia 17.

ACONTECEU nesse dia 07.11 (terça) a abertura oficial do 12º Festival Gospel de Antonina.

Já constando no calendário de eventos da cidade, o Festival Gospel congrega a maioria das igrejas evangélicas da cidade – durante uma semana – para um acontecimento que já é tradicional em Antonina, atraindo também muitos visitantes de Curitiba e cidades circunvizinhas.

Celebrando a união dos cristãos e adoração a Deus, a cada ano esse evento se fortalece, com a presença cada vez maior de evangélicos e não evangélicos.  Shows musicais, danças, encenações teatrais, cultos de adoração e, finalizando, com a tradicional Marcha para Jesus, que desde 1994 – a 2ª Marcha mais antiga do PR – é realizada no trajeto entre o bairro do Batel até o Centro Histórico.

A Prefeitura, pelo seu prefeito José Paulo Azim, sente-se honrada pelo convite de participar, e também  apoiar essa grande festa,  que é fruto da união das igrejas evangélicas de nossa cidade sob a forma do Copevan – Conselho de Pastores Evangélicos de Antonina. Aliás,  criação deste Conselho foi uma grata ideia que deu certo, ou seja, a união das igrejas evangélicas da cidade, preconizando  também a união entre todos os cristãos, independente de sua denominação.

Parabéns aos Organizadores e a todos os participantes dessa Grande Festa!

(Veja a programação completa do Festival ao final das fotos).

 

ANTONINA 220 ANOS!

Com grande presença de público, foi comemorado o 220° aniversário de emancipação política de Antonina. Presença marcante do Prefeito José Paulo, acompanhado de sua esposa Ingrid, a mãe do Prefeito, Dona Iza,  além de convidados: deputado Alexandre Curi, deputado Tião Medeiros, deputado João Arruda, o prefeito Marajá, de Morretes, os Vereadores Godoi, Celso Padeiro, Boiadeiro, Romario, Paulinho Broska, Vitor, Sandra e Rozane, além de autoridades militares e  lideranças da cidade.

Organizado pela Secretaria de Educação e Esportes, o desfile de aniversário de Antonina é um evento muito esperado e prestigiado pelos antoninenses, pois vem de uma tradição quase secular, onde escolas estaduais e  escolas municipais se organizam antecipadamente, ensaiando as suas fanfarras, arrumando uniformes especiais de desfile, coreografias…  Tudo com muita harmonia e entusiasmo dos participantes, alunos, professoras, diretoras e funcionários.

Há também os desfiles especiais, que este ano contou com a presença dos antigos integrantes da Filarmônica Antoninense, com mais de 4 décadas de fundação.  Associações locais, Médicos, Odontologistas, Enfermeiros e auxiliares da Saúde da cidade também mostraram presenças, além do Corpo de Bombeiros e Grupo de Tropeiros.

Parabéns Antonina pelos seus 220 anos de emancipação política!

(Fotos: Iran Silveira Macagnani)

Com seis medalhas de ouro conquistadas em seis etapas, Kauan Fonseca tornou-se um dos maiores pontuadores do Campeonato de Jiu Jitsu. No domingo 29 de outubro foi consagrado Campeão Estadual Geral 2017 por mais um ano.
Kauan, que tem um talento nato para o esporte e ainda muito jovem, treina desde o início com seu pai, o Professor Celso Fonseca a quem, em sua rede social, tece agradecimentos juntamente com sua mãe e diversas outras pessoas e entidades que o apoiam demonstrando postura digna de um grande campeão.

Parabéns Kauan Fonseca, Professor Celso Fonseca e Equipe!
Os antoninenses estão muito orgulhosos de vocês!

O artista matonense Cláudio Kambe expõe obras que não cedem aos modismos e tendências da arte atual e nos leva numa viagem imaginária e turbulenta ao âmago do ser humano

A Prefeitura Municipal de Antonina através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura convida a todos para a exposição “Pinturas”, do artista Cláudio Kambe. Nesta mostra Kambe apresenta obras de sua recente produção, mesclando com trabalhos de fases anteriores, oportunizando aos espectadores um panorama de sua ampla produção.

Maria Cecília Noronha, em “Arte no Paraná”, registra que Kambe “consegue grandes espaços monocromáticos, criando zonas de contrastes que muito contribuem para aumentar a dramaticidade conferida aos seus perturbadores personagens.” Nas obras mais recentes o artista apresenta um conjunto de imagens onde a preocupação com o seu momento histórico, embora não tenha desaparecido, cede lugar a um expressionismo fantástico e simbólico que afeta a consciência do espectador e provoca reflexão.

“Soltando sua fantasia endiabrada suas personagens são sadicamente representadas como marionetes do sistema. Um bafo do inferno paira na estupidez das caras de palhaço ou nas hediondas representações da ameaça à ecologia e à sobrevivência do ser humano”, comenta a historiadora e crítica de arte, Adalice Maria de Araújo.

ARTISTA – Cláudio Kambe (1950), natural de Matão, cidade do interior do Estado de São Paulo, mudou-se, quando adolescente, para o norte do Paraná, e foi em Cambé, que descobriu na arte sua razão de vida; o que explica ter incorporado o nome da cidade como seu próprio cognome. Kambe já foi ilustrador do Jornal Panorama, do Diário do Paraná e da Folha de São Paulo. Já ilustrou diversas capas de livros e publicações; e, tem exposto regularmente suas pinturas, desenhos, gravuras e ilustrações, em espaços da Fundação Cultural de Curitiba, Centro Cultural São Paulo, Museu Guido Viaro, Caixa Cultural, Museu Oscar Niemeyer, entre outros.

SERVIÇO:
 Exposição Pinturas, do artista visual Cláudio Kambe
Sala de Exposições do Arquivo Histórico Municipal de Antonina                                                             Rua Heitor Soares Gomes, 30 – Antonina – PR
Mais informações: 41 3978-1027
VISITAÇÃO:
De segunda à sexta, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
A exposição permanecerá aberta para visitação até 30.11.2017.

FOTOS INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO (QUINTA, DIA 19.10)