A 4 KM do centro de Antonina, a Ponta da Pita é uma formação rochosa que avança à Baia, oferecendo vista deslumbrante e panorâmica no seu entorno: Prainha ao lado, fundo da baía de Antonina, porto “Ponta do Félix” e baía de Paranaguá.

O nome Ponta da Pita se refere a uma grande planta abundante na região, com folhas longas e duras, que se afinam para o alto, em forma de espinho em sua extremidade.  Daí “ponta da Pita”

É um local muito apreciado por banhistas, pescadores, canoístas, caiaqueiros. velejadores, e quem quiser aproveitar para um belo piquenique com amigos e família.

Com vários restaurantes e petiscarias, que funcionam também à noite, sendo algumas com música ao vivo –  oferece ao visitante uma variedade em gastronomia, entre elas o Barreado, Frutos do Mar e carnes grelhadas.  Também conta com sorveterias e muitos sabores para se deliciar.

O movimento do lugar se acentua com a chegada do verão, mas concorre muito com os feriadões e eventos na cidade ao ano todo, que estão a cada ano mais frequentes. Vale a pena conhecer!

Antonina está a 14 Km de Morretes, 44 Km de Paranaguá e 84 Km de Curitiba.  O acesso de Curitiba pode ser pela BR 277, passando por Morretes. Ou pela Estrada da Graciosa, passando direto em frente, na bifurcação São João/Morretes.

 

Resultado de imagem para biometria

A Justiça Eleitoral convoca a todos os eleitores para o recadastramento biométrico.
No Município de Antonina a Justiça Eleitoral procederá a revisão biométrica de todos os eleitores do Município entre os dias 11 de setembro a 1 de dezembro de 2017.
Segundo o TRE o objetivo da campanha de cadastramento biométrico é viabilizar a utilização da identificação por Biometria nas Eleições de 2018.
O TRE informa que o Cadastramento Biométrico é obrigatório, sem ele, o título Eleitoral será cancelado e sofrer todas os desdobramentos legais decorrentes da falta do título de eleitor.
O Prefeito Zé Paulo esteve no lançamento da campanha pela biometria e acompanhou de perto as suas necessidades. A expectativa é que em média 400 pessoas por dia façam a biometria e com isso evitem o cancelamento de seu Título de Eleitor.
Para que o objetivo seja alcançado, visando auxiliar o cadastramento biométrico dos eleitores e atender tanto as necessidades do TRE quanto as da população a Prefeitura Municipal de Antonina disponibilizou 32 Estagiários, 1 Eletricista, 1 Auxiliar Serviços Gerais, 1 Motorista, além de veículos e mobiliário.

Para maiores informações acesse: http://www.tre-pr.jus.br/eleitor/biometria/biometria-no-parana

A Prefeitura Municipal de Antonina, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde deu início hoje (dia 12) ao Mutirão de Consultas e Cirurgias Oftalmológicas e seguirá até 14.09.2017 (quinta).As consultas e procedimentos são gratuitos e estão sendo realizados no Hospital Dr. Silvio Bitencourt Linhares. Nesta que é a primeira fase desta ação as consultas são destinadas aos pacientes com 60 anos ou mais.

Diversos interessados já haviam feito previamente suas inscrições para participar das consultas entretanto TODOS AQUELES QUE ESTÃO DENTRO DA FAIXA ETÁRIA da primeira fase PODEM FAZER SEU CADASTRAMENTO NA HORA e realizar a consulta, bastando para isso comparecer ao Hospital Municipal de Antonina munidos do cartão do SUS e documento de Identidade.

Maiores informações podem ser obtidas pelo número (41) 3432-1235 ou pelo WhatsApp 98534-0849

 

Aconteceu nesta última quinta-feira (dia 31) a inauguração da 1ª Amostra de Arte Rústica do artista José Carlos de Souza.

A exposição permanecerá até dia 30 de Setembro e conta com várias obras de sua criação, especialmente elaboradas com material de reciclagem, como ferro e madeira. O artista possui técnicas diferenciadas de inserção de gravuras e imagens que embelezam o trabalho de forma ímpar.  Vale a pena conferir!  Ali na Rua Heitor Soares Gomes, 50, Centro. Em frente à Caixa Econômica Federal.

Na oportunidade marcou também a despedida, por aposentaria, da funcionária da Prefeitura, ADLÉIA PADILHA NETTO SENA MAIA lotada na Secretaria de Turismo e Cultura e responsável, até então, pelo Arquivo Histórico Municipal de Antonina.  Com muito trabalho e dedicação durante os 14 anos como funcionária de carreira, organizou documentações, jornais, fotos que contam a história de nossa cidade.  Estes arquivos hoje estão organizados e acondicionados em área climatizada, e disponíveis para pesquisa e consulta.

A Prefeitura Municipal de Antonina, por sua Secretaria de Comunicação e também pela Secretaria de Turismo e Cultura, deseja a nossa querida Adléia auspícios de muita felicidade na merecida aposentadoria.  Sucesso!

S

 

 

 

O prefeito José Paulo Azim participou da apresentação do “Projeto Porto Escola” e destacou tanto a importância da atividade portuária para o município e quanto da disseminação do conhecimento para as novas gerações ressaltando que atividade portuária está intimamente ligada a história de Antonina.

Alunos do 5º ano da rede municipal de ensino participarão de ação pedagógica que visa capacitar professores e alunos. As atividades visam transmitir conhecimentos ambientais relacionados à Baía de Antonina, ao Porto e a orientações de segurança na área portuária.

Professores e alunos terão a oportunidade de assistir a uma palestra e participar de visita monitorada a área do Porto Organizado de Antonina. Além disso, haverá um acompanhamento compartilhado com a Secretaria de Municipal Educação dos desdobramentos das ações em sala de aula.

Aconteceu nessa última quinta (dia 10.08) o 2º Encontro com Senhoras de Antonina, e dessa vez com o tema da “Grande Saga dos Escoteiros em dezembro de 1941”.  Esse relato histórico foi rememorado com a apresentação de um curta metragem, com encenações muito bem produzidas, e transmitido inicialmente pela TV em 2015.   Foi , e ainda é,  um dos eventos mais importantes que nossa cidade viveu,  mobilizando toda a população naquela época.

Na oportunidade desse Encontro,  tivemos a presença de familiares e amigos das famílias do grupo dos Escoteiros. Foi um momento muito emocionante, onde mais relatos foram contados e relembrados.

O evento teve o patrocínio da iniciativa privada (comerciantes locais) , com apoio cultural da Prefeitura de Antonina, organizando e disponibilizando o espaço existente na rua Heitor Soares Gomes, sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

“Você poderá ver ou rever nos links em seguida às fotos fotos desse encontro, tanto a reportagem na Gazeta do Povo como o filme que hoje está no Youtube.”

____________________________________________________________________________________________________________________

Links para a reportagem na Gazeta do Povo e para o Curta Metragem:

 

Como parte das comemorações de 15 de agosto – Dia da Padroeira de Antonina – N.S. do Pilar,  publicamos a seguir um vídeo recuperado pela Caixa Econômica Federal,  produzido nos idos dos anos 20,  época onde a economia estava em alta em nossa cidade por conta do ciclo da erva-mate.  Essa cultura era o principal produto de exportação nessa época, sendo que o Porto de Antonina era um dos 4 portos mais importantes no País em exportação.  Nosso porto era tão importante que D.Pedro II ordenou a construção da Estrada da Graciosa para escoamento de cargas ao nosso Porto, também ao Porto de Cima e Porto de Morretes.  Os principais importadores eram: a Argentina, Uruguai e Chile.A erva-mate vinha, principalmente, da região de Rio Negro, Ponta Grossa, São João do Triunfo e Palmeira.

No vídeo a seguir mostramos algumas cenas do cotidiano da cidade, com imagens curiosas da locomotiva passando pela rua Cel Marçalo, no centro da cidade, e também cenas da procissão de N.S. do Pilar com muita movimentação de pessoas nas ruas. (clique na imagem)

Continuam a obras de terraplanagem de toda a Estrada do Saivá, que estava há muito tempo sem manutenção.

Com extensão de 2,5 quilômetros, essa estrada além sua importância para a população, também oferece apoio à produtores de palmito e outras culturas, além de chácaras e sítios particulares daquela região.

Esta ação da Prefeitura,  requisitada pelo vereador Paulo Broska,  foi pessoalmente acompanhada pelo prefeito José Paulo Azim.

 

ns senhora pilar 2017PROGRAMAÇÃO PARA A FESTA DE N.S. DO PILAR

 

QUARTA (DIA 09.08)

6h30 – Novena Penitencial

15h – Novena N.S. do Perpétuo Socorro

20 h – Novena

Benção dos Casais e dos Viúvos

Animação: Ministério Terço da Misericórdia

Liturgia: Movimento das Capelinhas

Celebrante: Pe José Hédio dos Santos

Praça de Alimentação: Venda de Pastel

__________________________________________________________________________________________________

QUINTA (DIA 10.08)

6h30 – Novena Penitencial

20 h – Novena

Benção dos Músicos

Animação: Paróquia N.S. dos Navegantes

Liturgia: Pastoral da Catequese

Celebrante: Pe Bino Joseph Chollackal

Praça de Alimentação: Venda de Pastel, Canja e Quirerinha com Suan

___________________________________________________________________________________________________

SEXTA (DIA 11.08)

6h30 – Novena Penitencial

20 h – Novena

Benção das pessoas que têm Pilar no seu nome.

Animação: Ministério Geração Emanuel

Liturgia: Rádio Serra do Mar

Celebrante: Pe Marcos José de Albuquerque

Praça de Alimentação: Venda de Pastel e Yakissoba

___________________________________________________________________________________________________

SÁBADO (DIA 12.08)

6h30 – Novena Penitencial

10h – Procissão Ciclística

11h – Sorteio de uma bicicleta para os participantes da Procissão Ciclística

15h – Procissão Motorizada

16h – Benção dos automóveis

20h – Novena

Benção das carteiras de trabalho, chaves e documentos

Animação: Ministério Mensageiros da Paz

Liturgia: Jovens

Celebrante: Pe André Luis Buchmann de Andrade

Praça de Alimentação: Venda de Barreado (no almoço) e Pastel e Panquecas (à noite)

___________________________________________________________________________________________________

DOMINGO (DIA 13.08)

6:30h – Novena Penitencial

8:30h – Santa Missa Dominical

13h – Contagem de votos dos candidatos à Princesa da Festa

15h – Sorteio de Prêmios

20 h – Novena

Benção dos Legionários e membros do Apostolado de Oração

Animação: Ministério N.S. dos Pilar

Liturgia: Ministros

Celebrante: Pe Luiz Gonzaga Peres

Praça de Alimentação: Venda de Churrasco (no almoço) e Pastel (à noite)

___________________________________________________________________________________________________

SEGUNDA (DIA 14.08)

6:30h – Novena Penitencial

20h – Novena

Benção dos Ministros, Coroinhas e Acólitos.

Animação: Ministério Semeadores da Fé

Liturgia: Pastoral da Segunda União

Celebrante: Pe Antonio Carlos Pinheiro

Praça de Alimentação: Venda de Galinha com Polenta, Pastel.

___________________________________________________________________________________________________

TERÇA-FEIRA – 15 DE AGOSTO

FESTA DE NOSSA SENHORA DO PILAR

6h – Alvora Festiva com a Filarmônica Antoninense

7h – Santa Missa Festiva

10h – Santa Missa Festiva

Animação: Coral Paroquial

Liturgia: Samaritanas pelas Vocações

Celebrante: D. Edmar Peron

11h – Venda de Bolo de Nossa Senhora do Pilar

15h – Santa Missa dos Romeiros

Animação: Coral Imaculada (Paranaguá)

Liturgia: Encontro de Casais com Cristo

Celebrante: Pe Celso Miqueli

16h – Coroação de Nossa Senhora

16h30 – Apresentação de Grupo de Ballet Coppélia, no pátio do Santuário

17h – Procissão Terrestre

20h – Show Pirotécnico

No Salão Paroquial: Venda de Strogonoff no almoço

___________________________________________________________________________________________________

QUARTA (DIA 16.08)

18h – Santa Missa e Procissão de retorno

Animação: Ministério Arautos do Reino